terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Gex, a família, Geneve e o trem.

Claro que no au pair o primeiro fator e mais importante de todos é: a família. Mas e o segundo? Pra mim é a cidade. Como não tenho habilitação Paris ficou bem distante dessa minha vida auperiana e sinceramente não era minha primeira opção (observe a sua cara de choque, pois é amiga a França não é só Paris).
Entre as famílias que conversei o 1º contato elas me falavam sobre as enfants e qual era a cidade e lá ia eu correndo ver o aeroporto mais próximo, as opções de escola, se tinha gare na cidade(é...teve uma que não tinha nem gare, oi?) e ai comecei a selecionar bem... também né, 6 meses a procura da família certa me fez ficar craque no google. 

Confesso que Gex não foi minha melhor opção de cidade mas eu me dei tão bem com a família (em partes pela mãe das crianças ser jovem: 31 anos) que acabei pensando melhor.

Sobre Gex:
(Wikipediando...)
Gex é uma comuna francesa na região administrativa de Ródano-Alpes, no departamento de Ain. Esta localizada na fronteira com a Suíça, distando de Geneva 16 km.
Em 2012 calculasse 10 mil habitantes.

A cidade é tão pequenininha que tem até site e é super organizado: http://www.gex.fr. Lá tem explicando sobre o ginásio da cidade, o cinema, a marie, a biblioteca, os eventos do mês...

Gare? A gare é só de autocar(ônibus), não tem estação de trem. No site: http://www.sncf.com/fr/ temos a opção do combo bus+trem pra europa toda. A estação de trem mais próxima e mais em conta no combo pra viajar pela França é a estação da cidade Bellegarde-sur-Valserine que fica a exatos 47 minutos de distância. 

Aeroporto? Genebra galerê. Atravessar a fronteira pra viajar de http://www.easyjet.fr é que temos de modo econômico. Pra ter uma idéia de trem pra Londres tem que trocar de trem 3X (olha a baldiação no Brás ai gente!) e custa em média 150 euros e de avião encontrei até por 70 euros ida e volta (fora que é mais rápido, rs)

Escola: Estudarei em Ferney Voltaire, cidade exatamente na fronteira com Genebra (Gex é quase na fronteira) e lá tem um castelo pertinho da escola.

E é isso, acabei optando por Gex e a família dos meus 2 menininhos que pelo menos por Skype são as coisinhas mais fofas.

E a listinha de cidades que eu quero visitar cada dia aumenta mais...
=)

Bisous.

17 comentários:

  1. Jé, você sabe que França não é so Paris né?! Tenho certeza que você vai descobrir lugares muito gostoso em Gex e também so de estar do ladinho da fronteira com a Suiça ja é o maximo né?! E também em cidades menores as pessoas são bem mais dispostas a conversar e fazer amizade. Aqui é uma loucura, estou na França e quase não conheci franceses! O povo dificil viu! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Nat, o problema de ficar em cidades mto grande é o detalhe de conhecer pessoas do mundo todo e os franceses mesmo estarem bem longe! Jaja vou comprar sua paçoquinha flor!

      bjinhos

      Excluir
  2. ai que demaisss, fronteira com a suíça! deve ser lindo lá! e se vc amou a família já tem enormes chances de vc amar tudo, concordo que é o fato número 1 na hora da escolha.
    confesso que googlei gare hahaha

    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, descullllpa Luanda! Eu fico postando palavras em francês como se tds as meninas que frequentam aqui fossem aupair France! hahahaha.

      bjsss

      Excluir
  3. Isso ai Jeh! A França nao é so Paris e tem varios lugares fantasticos. Como a sua amiga Natalia disse, é super dificil conhecer franceses, em cidades grandes, pois tem muitos estrangeiros. Boa sorte e bienvenue en France!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issoai Mi! Minha aliada em ficar BEM LONGE de Paris! hahahaha.

      To chegando! Vamos marcar de conhecer cidades mais pros nossos lados da terra francesa! hehehe
      bjs!!!

      Excluir
  4. Concordo com você Jeh que a França não é só Paris, eu por exemplo tem muita vontade de conhecer as cidades pequenas da França, mas estou me organizando para isso. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati! Vc será bem vinda pros meus lados, vamos combinar de conhecer cidadezinhas bonitinhas viu?

      bjsss

      Excluir
  5. A franca definitivamente nao eh so Paris! Alias, eu acho paris overrated.
    Contando os dias, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale mulher! To aqui agoniada! Em dias como hj eu penso: pqqqq que eu tirei férias no mês que antecede a viagem? hahahahaha. To mofando aqui! Tudo pelo meus pais viu! Trouxe minha mudança pra cá e quase morri pra fazer caber td no meu quarto!
      bjsss

      Excluir
  6. Olha, se sua host vai te levar pra comprar casaco entao ta sussa! Dai provavelmente voce vai achar amgo mais bonito do que casacos de esqui... =)
    Eu nao tinha host, entao tive que me virar
    mas meias para esquiar sao uma boa! porque os elfos nao sentem frio nos pes como a gente e eh capaz da sua hot dizer que voce nao precisa de meais tao grossas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia que passa mais medo dessa neve eu tenho! rsrs.

      Olha, qd eu fui pra Suiça eu não congelei meus dedinhos dos pés na neve com umas meias que minha mãe comprou pra mim sabe-se lá onde(coisas de mãe ne?)....deixei elas bem guardadinhas e estou levando novamente! *-*

      Excluir
  7. Que super top esse blog! Boa sorte com tudo ta e venha sempre aqui registrar cada momento! Sou sua nova seguidora! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, obrigada pelo super top! >.<

      Seja bem vinda ao meu mundinho! Beijos

      Excluir
  8. Muito bom conhecer outras cidades franceses (adoro!), mas eu sou por Paris mesmo... As oportunidadessão imensas, tantas atividades, tanta coisa acontecendo o tempo todo!
    Mas se você está contente em ir para Gex, é isso que importa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena! Estou lendo seu blog ainda, por isso não comentei por lá =)

      Então...pra esse começo quero ficar em cidade pequena mesmo, sentir melhor as coisas sabe? Amo Paris, mas o brasileiro e a mania dele de falar: ah vc vai pra Paris? Não senhor, eu vou pra França, em uma outra cidade. Sabe como é ne?

      beijos e volte sempre =)

      Excluir