terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Genebra

Definitivamente preciso me dedicar mais nesse blog... eu era uma menina tão aplicada antes de chegar em território francês, coisa feia Jéssica!

Bem, hoje vou falar sobre Genebra e será meu primeiro post contando sobre alguma cidade que visito pela primeira vez então relevem pessoal...ainda sou leiga nesse tipo de post!
Como eu moro próximo da fronteira Suiça (16km) e as cidades do lado francês são pequenas (aqui tem cerca de 10 mil habitantes mas Thoiry aqui do lado tem 5 mil) a cidade grande aqui perto é Genebra. Logo é lá que tem o fervo, rs.
Meu unico problema é que lá não usamos o euro e sim o franco suiço então na carteira tem um lado pra cada moeda.

Sobre a Suiça e Genebra:
A Suiça faz parte do Acordo de Schengen (O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.) mas NÃO faz parte da União Européia (União Europeia (UE) é uma união económica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa.). A Suíça é um país cujo território é dividido geograficamente entre o Jura(eu, eu, eu! To aqui gente!), o Planalto Suíço e os Alpes, somando uma área de 41 285 km². A população suíça é de aproximadamente 7,8 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país. Entre elas estão as duas cidades globais e centros económicos de Zurique e Genebra. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo relativamente ao PIB per capita . Zurique e Genebra foram classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo, estando em segundo e terceiro lugar respectivamente e a Suíça como o melhor país para nascer em 2013.O país está situado na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, com a França a Oeste, com Itália a Sul e com a Áustria e Liechtenstein a Leste. O país é constituído por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche.

Genebra é considerada a segunda cidade mais populosa do país, atrás de Zurique.
Como uma importante cidade global, Genebra é, ao lado de Nova York, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras organizações internacionais, fazendo de Genebra sede de diversos departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da UNESCO — fazendo com que a cidade tenha a alcunha de "Cidade da Paz", uma vez que lá foram assinadas diversos tratados em prol da paz mundial, incluindo, o durante a Convenções de Genebra que dizem sobretudo respeito ao tratamento de não-combatentes de guerra e Prisioneiros de Guerra.
Genebra é considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando, segundo estudos de 2010, à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney segundo a financeira Global Index, e em terceiro lugar na Europa, depois de Londres e Zurique. Um exame feito pela Consultoria de Investimentos Mercer em 2009 a classifica como a terceira cidade com maior qualidade de vida no mundo. Em 2011, foi considerada a quinta cidade mais cara para se viver no mundo.
fonte: Wikipédia (of course, rs)

 Ou seja: além de trocar minhas moedas pra franco suiço ainda tenho que levar em conta que lá é uma das cidades mais caras do mundo. Um exemplo é: em Gex meu kebab com um refri pago 9 euros (o que já é caro levando em conta o resto da França) mas em Genebra eu paguei o equivalente a 13 euros.#fali
Pra chegar lá eu uso o mesmo bus que vou pra escola e demoro cerca de 35 minutos pra chegar na Gare Cornavin, do ladinho do centro. 
Fui lá com a Leissy, uma colombiana do meu curso que já está aqui tem 6 meses e sua host trabalha em Genebra então ela sabe bem andar por lá e foi minha guia turística. Como era domingo e cedo(chegamos lá 9h!) minhas fotos parecem que estou em uma cidade fantasma, não tem quase ninguém aparecendo de ganso nas fotos...hahaha. Fora que fez -5°C o dia inteiro que estivemos lá...umas 13h chegou nos -4°C (uau, que diferença!).

Me diverti bastante, acho que quando voltar por lá não irei me perder muito. E nooooossa, como o povo anda MUITO chique por lá! Me senti uma horrorosa, mal vestida e brega perto daquele desfile todo na rua! Eu lá toda empacotada com meu casaco da Pool e as mulheres cheia dos casacos Dior, Chanel e Prada hahahaha. Ai que situação!

Agora algumas fotinhas bonitas e sem pessoas atrapalhando a imagem:

Le lac Léman






Cathédrale Saint Pierre
Vieille Ville (parte antiga da cidade)

Grand Théâtre de Genève
Musée Rath
Sem uma pessoa na rua...

Bom pessoal por hoje é só, espero ter feito um post legal sobre o país e que se houver alguma coisa que não gostaram falem aqui pra eu poder deixar o próximo post sobre outra cidade mais redonda, ok?


Beijos!
=)

18 comentários:

  1. Seu casaco não é Dior, mas sua toalha é Kenzo! hahaha! Adorei o post, vão pras minhas anotações de TAP :) Bisous!

    Carol Veronez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhahuHUAhuahuHUAhuahuUHHUhuahua, ai Xarol, só vc pra me fazer rir da minha toalha de banho super chique. Vou andar enrolada nela qd for pra rua e assim não me sentir pobre nas ruas suíças pq olha...foi complicado! hauhauhua

      A gente podia ver de fazer um post sobre a TAP por aqui, vc escrever algo...sei lá. Vamos conversando sobre isso que acho que vai ser legal!
      =)

      A toute l'heure! <3

      Excluir
  2. Oie Jeh
    Adorei o post!
    Mesmo tendo família que mora em Lausanne, não sabia nem da metade do que você escreveu (q burra da zero pra ela kkkk...)
    Lindas fotos, queria muito conhecer a Suíça, vamos ver se vai ser agora ou ficar para próxima =)
    E postar no blog para quem estar aqui, não é uma tarefa muito fácil eu sei bem, mas tento o máximo, não deixar o meu as moscas pq sei o quanto isso é chato quando somos seguidoras e as pessoas simplesmente esquece do blog!
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bom o post mesmo Mandy??? Vc tem uma boa experiência nessa coisa de postar sobre viagens...mas acho que deu pro gasto esse meu primeiro ne??? levando em conta que não queria escrever mto pra não ficar cansativo de ler...

      Eu só sei tudo isso sobre a Suiça pq em 2005 eu fiquei hospedada em Zurique por 1 semana e como eu era novinha eu tinha sede de conhecer coisa nova eu fussei pra caramba antes de embarcar... tempos bons de intercâmbio com escola de inglês onde tudo que vc faz é viajar e a escola que ve hotel, passeios e etc...rsrs.

      Nossa, vou fazer como vc, escolher um dia na semana e postar sempre! Assim eu me policio mais. Andei recebendo inbox sobre as moscas do blog, hahahahaha.

      beijos!!!

      Excluir
  3. Genebra é linda demaiss!! Quando eu chegar tu vai me levar aí um dia hehehe Adorei o post!! Beijo Jé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim vc tem blog e eu não sabia??? To te seguindo minha pupila!

      Claro que te levo lá, até meio do ano eu to boa pra andar por lá e vamos passear mto!


      bjinhos

      Excluir
  4. adoro cidade grande! acho que eu ia gostar de genebra! pelo que vc diz parece linda... fiquei com vontade hihi um saco fazer uma lista, daí chega aqui e descobre que tem mais um batalhão de lugares lindos que vc n pensou em visitar (nem vai ter dinheiro, convenhamos) hahaha aaai vida de au pair...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em lugares pra viajar e falta de grana....ai que triste! rsrsrs

      Venha pra Genebra, vamos passear e ver os suiços, uhn! huahuahuahu


      bjinhs

      Excluir
  5. é o mal das colega aupair... abandonar o blog. mas faz mal näo, desde que depois vc volte com posts e fotos legais assim. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me policiar e voltar a postar como era antes viu...aff....coisa feia ne!? hauhauhuahuahua

      Como ng comentou nada falando do meu post eu acho que ficou bom por ser o primeiro falando sobre a cidade ne? rs

      bjssss

      Excluir
  6. Oi!! Adorei as fotos! Genebra eh muito legal e linda, ne? Mas essa de pagar essa FORTUNA por um kabab eh de doer o coracao (aqui eu pago 6 Euros pelo Kebab mais refri)... quando eu fui pra Suica ano passado nao pagamos tao caro, mas tambem, ficamos passeando por cidadezinhas...
    Voce so comeu Kebab? Cade foto de comida (aquelas "gordas")... hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então...a média de kebab na FR tb é 6Euros mas como to perto da fronteira os valores sobem pra não ficar tão diferente de Genebra ne? Que raiva! huahuahuahuuha

      Só comi kebab pq eu fui com uma colombiana que tá aqui tem 6 meses e ainda não tinha comido acredita? Passei em frente de varios e comentei: Nossa aqui ta cheio de kebab tb...e ela me fala: nossa eu nunca comi. COITADA! Não sabe o que é um fast food típico huahuahuuha. Tive que levar a menina ne...ai nem tirei foto pq não mereceu huahuahuauhahua. Mas ela amou! rsrs

      Excluir
  7. Mais uma das cidades na minha lista, mas que planejarei com cuidado por ser cara, rs. 7 euros? Aqui em Düsseldorf eu pago 3.50 euros em um kebab com refri! Enfim, adicionada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda... e mande um kebab pra cá pq a coisa ta cara! rsrsrs

      beijos!!!!

      Excluir
  8. Quando estive em Genebra tb tive essa impressão de que todo mundo estava bem vestido!!!
    Sobre a cidade, eu tinha ido no incio do inverno. Sabado durante o dia a mesma estava animada, mas assim que as lojas fecharam (cedo), nao tinha mais ninguém nas ruas e domingo era morto. Lugares assim me angustiam um pouco, prefiro mais agitação, mas a vantagem é que nao precisamos disputar lugares nas fotos!!! Ah, e tudo caro mesmo! No domingo foi tão dificil encontrar algo para comer que fomos ao McDonald's e tb paguei o hamburguer mais caro da minha vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me senti num apocalipse zumbi... mal ví pessoas nas ruas e as poucas que eu vi estavam tão elegantes que me senti um peixinho fora d'água!!!

      Nem quero saber o preço que vc pagou no seu mcdo pq me senti assaltada ao pagar 13 euros no kebab! rsrsrsrs

      Mas a cidade em si compensa, achei linda!!! Semana que vem volto lá pra passear mais e me perder um pouco.

      beijos

      Excluir
  9. Jéh que gostoso! fico feliz em saber que você se divertiu pelas ruas de Genebra! Jé, chique é morar na França e passear na Suiça a hora que você quiser! hahaha Você é chique meu bem!

    Ainda temos que fazer uma viagem juntas! Irlanda de preferência né? Eu ainda não fiz nada aqui minha gente :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou chiqueeeeeee, quero ver quem vai tirar a chiqueteza de mim! huahuahuahuahuauhahuahuahuahua. Mas que foi engraçado...ah foi viu?!?!

      Com ctz viajaremos juntas Flor, vamos aproveitar bastante ainda, vc vai ver... e boa viagem pra vc ne? Muitas paçoquinhas! <3

      bjsssss

      Excluir