quinta-feira, 7 de março de 2013

Luxemburgo

No início de fevereiro (assumo que to atrasada com os posts) tive 10 dias de folga, meus hosts tiraram férias e foram pra Guadalupe e eu corri pra Nancy na casa de quem??? Luh! rs. Só não fiquei os 10 dias lá pq eu tinha aula né gente, mas fui na terça e voltei no domingo (faltei só na quarta, coisa feia Jéssica).
Os sogros da Luh moram em uma cidade francesa chamada Hussigny-Godbrange e da casa deles pra fronteira com Luxemburgo é apenas 2km. Claro que aproveitamos pra passear do lado de lá.

Sobre Luxemburgo:

Luxemburgo é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. O país tem uma população de menos de meio milhão de pessoas em uma área de aproximadamente 2586 km² e faz parte da União Européia. Luxemburgo está no ponto de encontro entre a Europa Românica e Europa Germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições. Luxemburgo é um país trilingue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais.  Luxemburguês é a língua que os luxemburgueses geralmente falam uns com os outros, mas não é muitas vezes escrito. A maioria dos documentos oficiais das empresas é realizado escrito em francês. O alemão é normalmente a primeira língua ensinada na escola e é a língua de grande parte da mídia e da Igreja. De fato, cerca de 85% de todos os artigos publicados em Luxemburgo estão no idioma alemão, 12% são em francês e apenas 3% em luxemburguês.
16% da população é de origem PORTUGUESA.
O sistema de ensino de Luxemburgo é trilingue: os primeiros anos da escola primária são em luxemburguês, antes de se mudar para alemão, enquanto a escola secundária, a língua de instrução muda para francês.Além das três línguas oficiais, o inglês é ensinado nas escolas de forma obrigatória e grande parte da população de Luxemburgo fala inglês, em qualquer caso, na cidade de Luxemburgo.
 Fonte: Wikipédia.

 Andamos bastante pela cidade de Luxemburgo e tava um friozão, pra variar.
O  office de tourisme oferece guias pela cidade, não pegamos pq tinhamos em mãos 2 guias e a Luh que vive andando por lá. =)
Achei a cidade uma graça! Tudo bem organizadinho e como sempre com pessoas educadíssimas.

Algumas fotinhas:
Cercle Municipale


Aquela parte antiga das cidades que eu sempre amo visitar
Rocher du Bock

Estação de trem

Cathédrale Notre Dame de Luxembourg.
Banco central


beijos.

13 comentários:

  1. Oi Jeh. Conheci seu blog há mais ou menos um mes, e to adorando ler ele!
    Vc sabe qual a idade máxima pra ser au pair na França? Sabe se tem famílias que pegam au pair pras férias de verão? To pensando nisso ...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oie Jeh
    Adorei o post super informativo!
    Queria muito conhecer Luxemburgo e Mônaco deve ser um sonho =)
    Adorei as fotos lindonas hehehee..
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy, amanhã te envio um email sobre Lausanne!

      beijossss

      Excluir
  3. Oi Jeh, obrigada por me responder! Procurei um pouquinho mais e vi que au pair na França pode até os 30!!! Ainda tenho esperanças =D
    Vc pode me deixar algum contato seu? Email, skype, etc...? queria te fazer umas perguntinhas, hehe.

    Brigadão!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos mantendo o contato Ana, deixei meu email no seu perfil!

      beijos

      Excluir
  4. Jeh, voce nao para de viajar, até o Zeca Camargo vai ficar com ciumes de você! Ele ja deu a volta ao mundo em 365 dias, mas voce vai bater o recorde!!!! kkkkkkkkkkkkkk, beijao, preta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que exagerada Lo! hahahahahahahha

      vem logo pra cá! beijosssss

      Excluir
  5. Acho que eu posso ficar sem ir pra Luxemburgo por uns dias.. haha... to com trauma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do que eu li no teu blog eu tb ficaria traumatizada huahuahuahuahuhuahuahuahuahuhua

      beijossss

      Excluir
  6. nossa, 16% de origem portuguesa! que legal! eu morreria sem saber haha em luxemburgo, uau... interessante. lindas fotos, a cidade parece uma gracinha mesmo! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bonita a cidade mas olha... não tem muuuuuita coisa pra se fazer por lá! beijoss

      Excluir
  7. Ainda não conheço o Luxemburgo! A cada vezdigo que vou, mas aí vão surgindo outras coisas e vou deixando para trás! Uma pena!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um país muito bonito Milena, achei uma graça de lugar!!! Vá quando puder, não é muito longe de Paris e dá pra fazer de trem se eu não me engano heim!

      beijoss

      Excluir