sábado, 20 de junho de 2015

A visão da amiga sobre Lyon

Hoje deixo com vcs um texto que a Xarol escreveu sobre Lyon:

O dia em que deixei uma cidade me conquistar...

Engana-se quem pensa que uma viagem só começa quando se pisa no avião. Uma viagem mesmo já começa nos preparativos, quando a gente começa a sonhar com as cores da cidades que visitaremos, nos cheiros das comidas atípicas pelas ruas...

Levando isso em consideração eu pisei na Europa com o coração já em junho de 2014, quando eu e a Jéssica compramos a passagem São Paulo-Genebra. Desde então nós fizemos listas das delícias que eu queria provar (e ela como ótima amiga que é, providenciou tudo. Da quenelle e queijos fedidos à cerveja de framboesa e vinho dos alpes), dos roteiros, passagens internas e até roupas de inverno.
Hotel de Ville na place des terreaux
A ida de fato, como a Jé já contou pra vocês, foi em 22/12. Minha mãe me levou ao aeroporto e num gesto tão bonitinho de orgulho vi os olhos dela marejarem. Ela estava feliz por mim, e eu transbordando. Eu era a primeira pessoa da minha família a voltar ao nosso continente natal. Perché siamo tutti italiani!

Chegando em Lyon depois de uma rápida passagem pela Suíça, tive uma sensação muito particular. Vivi a vida francesa na sua realidade. Eu acho ótimo ficar em hostel, me divirto horrores, mas acabo não pegando o cotidiano do lugar. Já estando em casa com ela e o marido Nico (que aliás, melhores hostes do mundo), eu me sentia parte de uma comunidade.
Mesmo sem falar quase nada de francês as conversas fluíam muito bem, e a gente gargalhava em TODAS as conversas.

A cidade tem um Q de hype, e acho que se deve a Paris ser uma grande concorrente. Muita gente vai pra França sem saber que Lyon é capital mundial da Gastronomia, que é mais barata que Paris e o melhor, igualmente charmosa. Por ser uma antiga colônia romana, o lugar se torna ainda mais intenso de histórias. As vezes ficava difícil realizar que um prédio, que parecia até moderninho, era mais antigo do que o Brasil!

Teatro romano

Vivi a ville com toda minha alma. Comi crepes e galettes até não aguentar mais, conheci todas as variações de cremes de avelã e queijos, além da citada ceia típica de escargot (que pasmem, é muito bom, mas a textura não ajuda), foie gras, caviar...Também fiquei encantada com a igreja Notre Dame de Fourviere, que sim, é mais linda que qualquer outra que cruzei. Lá ouvimos um ensaio de canto gregoriano para o Natal que me emocionou de um jeito ímpar, e esta foi só mais uma vez que meus olhos encheram d’água. Eu desejei tanto estar lá, vivendo tudo aquilo com a minha amiga, que internamente só agradecia. Eram 13 anos de amizades bem comemorados!
Por isso, seu eu pudesse dar só um conselho à alguém, seria: Vá a Lyon e perca o ar em cada esquina. Sem dúvidas, se planejar para uma viagem carinha como essa vale cada balada perdida.


Merci pour tout la France et à bientôt!
Carol Veronez

6 comentários:

  1. gente a xarol sabe fazer propaganda. lyon acabou de entrar na minha listinnha de viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma graça? Amei o texto tb! ja ja ela me manda um sobre Paris =)

      E vc, venha! Te levo pra passear e faço quenelle =)

      Excluir
  2. Xarol quase me convenceu a voltar pra Lyon... Eu fui UMA vez e quase me mataram... Jezuiz, que medo dai! =D

    ResponderExcluir
  3. Eu já sou apaixonada por Lyon mesmo sem nunca ter ido. Viajo nas fotos dos seus traboules, sua arquitetura fascinante... dá pra 'viajar' Ontem um amigo esteve no Parque da Tête d'Or e enviou-me fotos. Que coisa espetacular. Estou torcendo pra que meu filho seja aceito no Conservatório de Lyon, daí terei mais um motivo pra conhecer Lyon.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte para seu filho Glaucia! Me conte se vier pra ca mesmo, beijos

    ResponderExcluir